terça-feira, 21 de janeiro de 2014

IDOLATRIA DE EVANGÉLICOS E CATOLICOS

 
I CORÍNTIOS 10:14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
          INTRODUÇÃO
          Ao olharmos no cotidiano, vemos quantos são os crentes nas igrejas e até fora que idolatram várias coisas, sejam cantores gospel, pregadores, igrejas, pastores, irmãos, dinheiro entre tantas outras coisas que nos rodeiam.
          Neste estudo, vamos aprender o que significa idolatria, dentre refutações bíblicas.
          DEFINIÇÃO DE IDOLATRIA
          Através do dicionário bíblico podemos definir idolatria como: adoração a deuses falsos; culto, reverência ou veneração a qualquer outro ídolo que não seja Deus. Qualquer coisa que nos afaste da adoração ao único DEUS verdadeiro.   
          A Bíblia está recheada de refutações que mostra que Deus condena a idolatria, citando que os idólatras irão para o inferno (Gl 5:20-21; Ap 21:8). 
ÊXODO 20:4-5 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
GÁLATAS 5:20-21 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
APOCALIPSE 21:8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. 
          Outrora, no tempo passado quando estávamos no mundo, como demais ímpios, também praticávamos a idolatria (I Pe 4:3).
I PEDRO 4:3 Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; 
          IDOLATRIA DOS CRENTES 
          Hoje com a fama de muitos pregadores, cantores, entre outros, vemos que muitos crentes ao saber que “fulano” vai cantar, pregar ou terá show tal ao qual o crente é famoso, muitos idolatram, pedem autógrafo e por aí vai. Mas diante da Bíblia isto está reprovado (Lv 26:1).
LEVÍTICOS 26:1 NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. 
          EXEMPLOS DE IDOLATRIA NA BÍBLIA 
          Veneração a Paulo 
          Paulo na obra missionário fez muitos milagres no nome de Jesus. Quando Paulo estava em Listra, cidade Licaônia, ali realizou um milagre, ao qual um homem leso dos pés foi curado através da vida de Paulo (Ato 14:8-10). A multidão daquele lugar começaram a idolatrar Paulo, tendo como deus, mas o próprio Paulo repreendeu-os, mostrando que ele era um servo de Deus e não digno de ser idolatrado (At 14:11-15). O mesmo disse que era homem como eles, sujeito as mesmas paixões.
ATOS 14:8-10 8 E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. 9 Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, 10 Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
ATOS 14:11-15 11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. 12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. 13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. 14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, 15 E dizendo: SENHORes, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;     
          Veneração a Pedro 
          Outro exemplo na Bíblia foi quando Cornélio, homem justo e temente a Deus, que ao receber a presença do apóstolo Pedro, vacilou, prostrou aos pés de Pedro e adorou. Pedro repreendeu o mesmo, também dizendo que era homem (Ato 10:25-26). 
   
ATOS 10:25-26 25 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a  seus pés o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 
          IDOLATRIA NAS IGREJAS 
       
          A palavra de Deus condena a idolatria, porém é visível que muitos púlpitos viraram um palco de show e algumas vezes palanque político, grande parte da geração atual de pregadores e músicos são amantes de púlpitos. A idolatria de forma sutil vem invadindo as igrejas (I Jo 5:21). 
    

                   
I JOÃO 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. 
          Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (I Samuel 15:23). Idolatria é sério, leva, como vimos anteriormente o homem ao inferno.
          A Bíblia afirma ainda, que a prostituição, impureza, afeição desordenada, desejos maus, avareza é equiparada ao pecado de idolatria, com isto, entendemos a gravidade deste pecado como igual a estes pecados (Cl 3:5). 
COLOSSENSES 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.         
          Avareza é idolatria 
          Avareza significa: apego excessivo ao dinheiro; amor ao dinheiro. Como supracitado em Colossenses 3:5, avareza é idolatria e ambos levam o homem à condenação.
          O conselho de Deus quanto à avareza está relatado em I Timóteo 6:9-11. 

I TIMÓTEO 6:9-11 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 




     
          Idolatria de igreja ou pessoa 




          Ídolo quer dizer imagem de um deus. Qualquer coisa que tome o lugar de DEUS ou desvie Dele a nossa afeição, muitas vezes coisas como relacionamentos, trabalho ou passatempos, igreja.

          Quantos são os crentes que tem sua igreja como única certa diante de Deus, quantos são os que consideram e “cultuam” seu pastor, irmão como o melhor e por aí vai, temos que tomar cuidado, portanto, meus amados, fugi da idolatria (I Co 10:14). 





          Olha o exemplo que foi relatado neste estudo anteriormente de Paulo e Pedro, os quais repreenderam e corrigiram os que idolatraram eles.

          Não esquecendo, das imagens que são utilizadas dentro de igrejas e seitas, que é considerado idolatria, assim como relatado em Ex 20:4-5, entre outros textos, que a Bíblia relata que por trás da adoração e culto a imagens, são demônios (I Co 10:19-20). 

I CORÍNTIOS 10:19-20 19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.







CONCLUSÃO 














                                                                                                                                                                     Todo servo de Deus deve evitar toda e qualquer idolatria, pois é um pecado para morte, seja espiritual e morte eterna. Portanto, venhamos vigiar no nosso modo de portar-se na fé, jamais porque um irmão é usado por Deus, ou tem fama, querermos autógrafos e isto e aquilo, a Bíblia fala: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jr 17:5).(contribuição igreja crista filadelfia)



Nenhum comentário: