sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUÊNCIAS

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Samuel 11.2,4,5,14-17
 2 E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
 
4 Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa. 5 E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
 
14 E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias. 15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. 16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. 17 E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

11.1 DAVI FICOU EM JERUSALÉM. 
O capítulo 11 registra o pecado e queda trágicos de Davi. Ao invés de ir adiante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém. Foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele a autoconfiança e a imoderação. Nesse tempo, ele deixou de ser um homem segundo o coração de DEUS (1 Sm 13.14). Davi, deste modo, caindo da graça (cf. Gl 5.4), é uma advertência a todos os crentes: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia" (1 Co 10.12).

11.2 VIU... A UMA MULHER. 
Os capítulos 11-24 registram as graves falhas espirituais de Davi e os castigos subseqüentes da parte de DEUS, sobre ele, pelo resto da sua vida.
(1) Esse relato dos pecados de Davi e as tragédias que se seguiram na sua vida pessoal e doméstica serve como exemplo de grave advertência, não somente para Israel, como também para o crente do NT. Concernente a eventos semelhantes na época do êxodo, o ESPÍRITO SANTO salienta, através do apóstolo Paulo: "tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" (1 Co 10.11). Por isso, devemos tomar todas as precauções para não desejarmos coisas iníquas, nem agir com imoralidade, nem tentar ao Senhor (cf. 1 Co 10.6-9).
(2) O pecado de Davi demonstra até onde pode cair uma pessoa que se desvia de DEUS e da orientação do ESPÍRITO SANTO. Quando DEUS inicialmente chamou Davi para ser rei, este era um homem segundo o próprio coração de DEUS (1 Sm 13.14; At 13.22); ao mandar eliminar Urias e tomar a sua esposa, Davi estava desprezando a DEUS e à sua Palavra (12.9,10; cf. 1 Co 10.12).
(3) Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de DEUS, as conseqüências disso não foram eliminadas por DEUS. Semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis, pode receber, através da tristeza segundo DEUS e o arrependimento sincero, a graça e perdão da parte de DEUS. Mesmo assim, a restauração do nosso relacionamento com DEUS não significa que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das conseqüências dos pecados específicos (vv.10,11,14).
(4) DEUS não deixou passar, nem desculpou os pecados de Davi, sob o pretexto de ele ser um mero ser humano; que seus pecados eram simples fraquezas ou falhas humanas, ou que ele, como rei, teria o direito natural de recorrer à injustiça e à crueldade. Davi não era obrigado a fazer o que fez. Mesmo na redenção imperfeita do antigo concerto, pessoas, como o profeta Samuel, continuavam leais e fiéis diante de DEUS, através da graça que lhes era concedida (1 Sm 12.1-5,23; ver 1 Sm 25.1). O escritor deste livro claramente condena as grandes transgressões de Davi, sem procurar desculpá-las.
(5) A maneira correta de lidarmos com nosso pecado é nos arrependermos dele e, com toda a sinceridade, buscarmos em DEUS o perdão, a graça e a misericórdia (Sl 51; Hb 4.16; 7.25), e nos dispormos a aceitar, sem amargura nem rebelião, o castigo divino pelo nosso pecado. Davi tanto reconheceu quanto confessou seus pecados terríveis, voltou-se para DEUS, e aceitou a repreensão de DEUS com humildade (12.9-13,20; 16.5-12; 24.10-25; Sl 51).

11.11 A ARCA, E ISRAEL. 
Urias revelou-se um homem melhor do que Davi. Seus atos eram fruto da sua dedicação a DEUS e da sua lealdade fraterna aos que lutavam na batalha do Senhor. Pagou com a vida o preço da sua dedicação.
 
11.14,15 PARA QUE SEJA FERIDO E MORRA. Ao invés de confessar seu pecado, Davi resolveu matar Urias, para então tomar a esposa deste. As palavras que o apóstolo João aplicou a Caim e a todos os demais homicidas (cf. 1 Jo 3.12-15) também se aplicam a Davi nessa ocasião: "Qualquer que aborrecer a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna" (1 Jo 3.15). Davi poderia ser restaurado somente através do arrependimento sincero, de todo o coração, diante de DEUS (ver cap. 12; Sl 51).

11.27 ESSA COISA... PARECEU MAL AOS OLHOS DO SENHOR. 
Os pecados que Davi cometera: adultério, homicídio a sangue frio e o encobrimento hipócrita de tudo, eram um mal horrendo aos olhos de DEUS. Davi se tornara réu da quebra do sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos (Êx 20.13-17). Seus pecados eram ainda mais graves, porque ele era pastor do povo de DEUS (5.2) e responsável pela administração da justiça e da retidão em Israel (8.15).
 
Tiago 1.12-18
12 Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: De DEUS sou tentado; porque DEUS não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16 Não erreis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.18Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
 

Nenhum comentário: